Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Da série “Retratos de um Direito”: Pademba Road, a pior prisão do mundo

Publicado por João Paulo Morais
há 9 anos

A fotografia quando está entre o que é escondido e o que não é bonito de se ver, aponta, denuncia e condena. Faz de pessoas com suas máquinas ativistas fundamentais para transformação do mundo. Esse foto-jornalismo denuncia o vácuo de direitos humanos em todos os lugares. Profissionais arriscam a própria vida para gravar aquilo que o mundo insiste em ignorar.

Foi pensando nisso que o Justificando lançou a série “Retratos de um Direito”, pois, uma foto muitas vezes diz muito mais que muitos livros têm a dizer. O álbum de estreia é assinado por Fernando Moleres, fotógrafo espanhol nascido em Bilbao.

Moleres produziu vários relatórios sobre questões sociais urgentes, como os refugiados no Curdistão e África Subsaariana, e jovens nas prisões africanas. Seus livros incluem Children at Work, publicado em 2000, que incide sobre a exploração sistemática do trabalho infantil em mais de 30 países. Outra publicação, Men of God, explora a vida monástica. Foi premiado diversas vezes por órgãos e publicações internacionais.

Neste ensaio Moleres traz a vida e a rotina na “Pademba Road Prison”, um presídio de segurança máxima na Serra Leoa. O ensaio faz parte de um documentário chamado Moving Walls, produzido pela organização internacional Open Society Foundation.

Em Pademba, tudo ultrapassa a fronteira da imaginação. Presos sem água, comida, banho e julgamento. O ouro não é mais precioso que a chuva, com a água trazida pelos céus para quem nada tem.

Privada, ou mesmo um fosso, como é comum no Brasil, em Pademba é um balde. Para 240 pessoas, no mínimo. Isso é só um pouco de Pademba, mas não se dirá mais nada, pois as fotos dirão muito mais.

Confira:

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Peter é um dos agentes que realiza a escolta dos prisioneiros. Toda manhã dezenas de presos, dentre os 1.300 homens e adolescentes sob custódia no presídio Pademba Road são levados ao Tribunal. Muitos comparecem a corte várias vezes até receberem uma sentença. Um dos adolescente presos afirma que já foi levado ao Tribunal mais de 50 vezes. Prisioneiros podem ficar anos detidos até receberem uma sentença definitiva.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Abdul Sesay tem 14 anos de idade. No dia 26 de julho de 2010 foi preso, acusado de portar um rádio que pertencia a outro homem. O suposto dono do rádio espancou Abdul antes de encaminha-lo até a delegacia, os ferimentos resultaram em problemas respiratórios permanentes. Abdul ficou preso na delegacia por 8 dias até que a polícia determinasse que ele era um adulto. Foi liberado somente em outubro de 2010, depois que o jornalista John Carlin pagou a fiança no valor de 60 euros.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Toda manhã dezenas de homens e adolescentes são levados da prisão até o tribunal, isso não significa que eles serão julgados.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

300 homens estão presos no bloco 4, somente alguns possuem dinheiro para ficar em celas individuais, geralmente são os traficantes de drogas. A maioria divide celas superlotadas e dorme no chão.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Hilmami Musu Bangura é um órfão de 17 anos acusado pelo tio de ter roubado sua motocicleta. Hilmami recebeu uma sentença de 14 anos. Divide uma cela imunda com mais 7 pesos e desenvolveu problemas sérios de sarna.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

34 homens dormem dentro da cela número 3, a maioria no chão. A única forma de lazer que a prisão oferece é o uso de duas máquinas de costura.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Ibrahim Sesay está sendo interrogado por outros prisioneiros a respeito do desaparecimento de um par de chinelos. Ibrahim foi preso em agosto de 2009, depois de ter sido acusado de furtar um celular. Ficou na delegacia de polícia durante 8 dias sem comida. Ibrahim afirma ter 14 anos de idade, mas a polícia o registrou com 19 e ele acabou recebendo a sentença de um adulto, 18 meses de prisão.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Um agente penitenciário dorme na sala de registros. Os documentos a respeito dos 1.300 presos permanecem desorganizados e são de difícil acesso. Muitos encarcerados possuem nomes similares. Um agente penitenciário recebe 60 dólares por mês.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Detentos preparam batata e mandioca para consumo próprio, o alimento é misturado com um pouco de arroz e será o almoço do dia. O café da manhã não passa de um copo de chá e um pedaço de pão. Aqueles que possuem dinheiro conseguem comprar carne ou peixe.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

A comida é um luxo raro no presídio e consiste basicamente em arroz e mandioca. Água é distribuída de forma inconstante e muitos detidos não recebem o mínimo necessário para sobreviver.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Um balde serve de banheiro para mais de 240 presos provisórios. Somente os condenados possuem acesso ao banheiro ou usam o próprio pátio do presídio.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Sarh Monserey (centro da foto) entrou no presídio em 2007. Ele tinha 13 anos de idade quando foi acusado de homicídio. Sarh estava nadando em um rio com um amigo que acabou se afogando e morrendo. A família do falecido o acusou de assassinato.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

16 homens homens dividem uma cela de 30 metros quadrados. Eles passam 16 horas por dia na cela e dividem um balde que serve de sanitário. O presídio demora até 8 meses para fornecer um único sabonete que deve ser dividido por todos.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Presos tomam banho no pátio central da Pademba Road Prison.

Da srie Retratos de um Direito Pademba Road a pior priso do mundo

Jovens aproveitam para tomar banho de chuva, o modo mais fácil e barato de manter-se limpo no presídio. A maioria dos encarcerados não tem sequer acesso a água. Um balde de água para tomar banho custa 0,17 euros.


Fonte: http://justificando.com/2015/01/06/da-serie-retratos-de-um-direito-pademba-road-pior-prisão-mundo/

  • Publicações78
  • Seguidores350
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1236
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-serie-retratos-de-um-direito-pademba-road-a-pior-prisao-do-mundo/159629021

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É deprimente saber que os apenados mostrados acima - além de praticarem o crime tenham que pagar ao estado vivendo em condições subumanas.
Pagar pelos crimes , muitas vezes sai muito caro - não há como falar - mesmo porque os apenados moram num país sem muitas condições financeira para que pudessem reivindicar algumas melhoras - repito: Moram num país pobre em finanças.

Mas, acreditamos que os apenados Africanos poderiam muito bem pedir fotos de um País Rico, situado na América do Sul - onde a população dos apenados somam 202,7 milhões de pessoas de pessoas - onde essa população se dividem em regime fechado e semiaberto - dependendo do Estado onde se localiza - há quem diga que o regime é fechado mesmo - sem direito de sair à rua.

Nesse país os apenados acima são condenados a trabalharem de sol a sol - a renda advinda do labor diário se dividem em - IRPF - IPTU - INSS - FGTS - e o que sobra - vira em gastos com alimentação, remédios, gasolina, energia elétrica, agua e esgoto e se ainda sobrar - há quem consiga dar um agrado a mais para os filhos...

Afinal, Governo nenhum, consegue fazer muita coisa com uma população dessa!

A bem da verdade, nada mais justo do que a maioria pague pelo conforto da minoria! - onde a soma desses é de 711.463 que também vivem em regiões - dentro dos quadrantes do país - e de lá - dão as ORDENS - para isso é que existe esse PAíS - onde a minoria manda em tudo - e aí daqueles que não acatarem as ordens!

começando pelo exemplo que vem de cima - os habitantes de menor proporção - seguem a risca o exemplo que vem do chefe do executivo que mantém 3 casas na Opulência Ociosa - onde a Bandalheira é sem dúvida - exemplo para um população digna do governo que tem;

Hoje vivemos a mercê da sorte - todos os aqueles que trabalham sério nesse país - tem seus direitos tolhidos pela vergonha que vem do poder - acreditamos que as pessoas acima fotografadas - estão em situações precárias porque cometeram erros e por eles tenham que pagar - afinal, erraram...

E nós o que fizemos de mau para nossos governantes que temos que pagar o ônus da dívida com nosso suor?

Ainda bem que os apenados africanos não sabem que existe coisa pior do que os maus tratos vividos lá - Pior é viver aqui e ser condenado a não ter o direito de se quer - RECLAMAR! continuar lendo

Cara, dizer que a situação de trabalhadores livres do Brasil é pior que o inferno vivido pelos presos Serra Leoa, retratados acima, é, no mínimo, uma piada de mau gosto... continuar lendo

Nós não ganhamos pouco, é que casamos errado (Paulo Salim Maluf - Extrema Direita) se referindo as professoras. O que desgraçou este país não foi o PT. O que desgraçou este país foi o Sr. Castelo Branco que na sua posse não mandou exterminar todos os políticos seus ascendentes e descendentes. Tivesse tido "os culhões roxos" estaríamos hoje no primeiro mundo impondo a nossa cultura mundo afora e não macaqueando tudo que vem de fora. continuar lendo

Edson concordo com você. Somos livres só no pensamento, porém na vida real somos escravos da cleptocracia instalada e avalizada pelos incautos.
Nos morros, nos becos e nas ruas de nosso país assistimos a repetição do que se mostrou acima. O pior é que tem gente que ainda duvida. continuar lendo

Ana Bom dia - Obrigado por opinar. - Quando lemos um artigo que fala sobre as mazelas dos entes apenados em outro país - percebemos que por mais que a realidade seja nua e crua, não temos como avaliar e trabalhar para melhorar as condições de vida deles e quem sabe resolvermos os problemas lá.

Claro que não há ninguém que prefira morar sob as mesmas condições de um recluso, haja vista, que qualquer lugar que receba o nome de cadeia, presídio ou cela - seja o melhor lugar para se viver - ser livre é bem melhor.

Mas nos dias atuais, vemos veicular notícias assustadoras que põe em pânico toda a sociedade Brasileira. - Vemos que os líderes dos presídios comandam as ações que desestabilizam a sociedade como um todo - Isso é viver em plena LIBERDADE?

O trabalhador só tem direito a Não ter DIREITOS! - Qual o pai, mãe que tem a coragem de dar na mão do filho R$1,00 que seja para que este vá na esquina comprar um doce e ficam tranquilos, deitado em berço esplêndido - sem se preocupar caso o menino demore em retornar?

Mas, nosso país tem jeito - o dia que colocarmos em prática que o exemplo vem de cima - teremos sim a confiança de podermos afirmar que somos uma nação livre e soberana.

Bom dia. continuar lendo

A matéria é de boa qualidade, precisa ser mostrada, é ruim ver este tipo de matéria, mas o que precisa ser dito deve ser dito. continuar lendo

Parabéns!!! muito interessante a matéria, e eu que pensei que a pior prisão do mundo fosse na Sibéria numa cidade que tem a temperatura de 75 graus negativos!!!
Muito boa a matéria!!! continuar lendo

Enquanto isso, no Brasil, presos (que, em sua maioria, passam o dia à toa) reclamam da carne ao molho e protestam por mais frituras... continuar lendo